A tecnologia tem-se tornado, cada vez mais, numa parte
essencial das nossas vidas, quer a nível pessoal, assim como laboral.
Não é de admirar, portanto, que surjam, com esta evolução, mitos e ideias erradas sobre determinados aspetos.
Apesar de toda a informação disponível e cuidados tidos, todos nós, ao longo dos anos, já acabamos por acreditar em alguns destes mitos. Mas está na hora de acabar com eles.
Mito 1- O Wi-Fi público não é perigoso
Nem toda a gente tem muitos dados móveis para utilizar e a rede Wi-Fi pública satisfaz, muitas vezes, o desejo de ter Internet em locais públicos. No entanto, a conexão a estas redes pode ser perigosa, uma vez que, por serem públicas, significa que qualquer pessoa pode partilhar a mesma ligação, principalmente pessoas mal-intencionadas.
Se precisar, mesmo, de se ligar a uma rede pública, evite aceder a páginas sem verificação de segurança, não exponha os seus dados bancários e pessoais e, para uma maior segurança, utilize uma VPN.
Mito 2- A IA é mais inteligente que o Ser Humano
Os filmes e livros de ficção científica contribuíram, e muito, para este pensamento.
De facto, a IA está a tornar-se, a cada dia, mais predominante nas vidas de cada um, contribuindo, em muito, para a automação, e ferramentas como o ChatGPT vieram mostrar isso.
Contudo, ainda não são mais inteligentes do que nós, humanos, porque, apesar de alguns traços humanos, não conseguem processar informações como uma pessoa.
Mito 3- A radiação tecnológica é perigosa
Por utilizar frequências mais altas, o 5G foi alvo de boatos sobre causar doenças, com sintomas como dor de cabeça, fadiga e problemas com o sono.
Mas a Associação Americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) declarou que “os dados de saúde pública não mostram qualquer associação entre a exposição à energia de radiofrequência proveniente da utilização de telemóveis e problemas de saúde“.
Mito 4- Os produtos da Apple não têm vírus
Muitos pensam que a Apple é imune a vírus, mas não é assim, já que nenhum dispositivo é totalmente imune quando se fala de cibersegurança.
Na verdade, os aparelhos da Apple possuem um antivírus mais robusto e fiável, não sendo, portanto, tão fácil infetar um dispositivo destes com vírus.
Contudo, mantenha o seu Mac atualizado com as últimas atualizações de segurança, para que não corra riscos.
Mito 5- As portas fechadas bloqueiam os sinais de Wi-fi
Ter uma ligação Wi-Fi fraca ou com falhas é uma das situações mais maçadoras e frustrantes. Mas o problema não é, de todo, das portas. Há, de facto, certos fatores que podem fraquejar uma ligação, como a presença de muito metal.
Mito 6- Não sou um alvo para os hackers
Raramente estas coisas “acontecem só aos outros”. Atualmente, ser vítima de um ciberataque já não é uma questão de “se”, mas sim “quando”.
Com o cibercrime a atingir níveis recordistas, os hackers aproveitam a falta de literacia digital do povo português para roubar mais dados pessoais e, principalmente, dinheiro.
Mito 7- A navegação anónima mantém-nos completamente seguros
Muitos pensam que, ao navegar online de forma anónima ficamos “invisíveis” e, por isso, completamente seguros.
Mas é mentira. O próprio Google Chrome explica que esta função apenas não salva o histórico de navegação, cookies do site e informações inseridas em formulários.
Mito 8- Um antivírus é proteção suficiente
Embora os antivírus forneçam proteção contra a maior parte dos vírus e malwares existentes, não são proteção suficiente.
É, portanto, essencial que seja feita uma atualização regular do antivírus, não sendo aconselhável, mesmo assim, o download de ficheiros suspeitos.
Mito 9- Ao clicar num link com vírus, se o fechar rapidamente não ocorre infeção
A partir do momento em que clica num link infetado, e caso não tenha instalado ou atualizado um antivírus, o software malicioso pode contaminar, de forma célere, o dispositivo.
Mito 10- É fácil perceber se um site é falso
Os sites que contém malware ou outro tipo de software malicioso imitam, até ao mais ínfimo pormenor, os sites legítimos, sendo difícil para o utilizador percecionar qual o verdadeiro site. Pode até acontecer um hacker vigiar, atentamente, a vida da vítima com o intuito de personalizar a mensagem de phishing.
Mito 11- Desenvolver um plano de resposta a incidentes é muito dispendioso
O investimento em cibersegurança será sempre menor do que o custo de um potencial ciberataque. Qualquer incidente pode representar uma ameaça à continuidade do negócio, pelo que as organizações devem estar preparadas para dar resposta a eventuais incidentes.
Mito 12- A Cloud só serve para grandes empresas e não é segura
A Cloud não é apenas pensada para grandes empresas, com enormes infraestruturas e com muitas necessidades tecnológicas. A Cloud proporciona vantagens extraordinárias para todo o tipo de empresas, sendo uma delas a segurança, visto que os sistemas são atualizados e protegidos contra ataques virtuais.
Não se deixe enganar. Conte com a ajuda da ActiveSys.