O Novo Campus do Colégio Júlio Dinis_Planeamento

O Colégio Júlio Dinis, uma instituição de ensino privado da cidade do Porto, é cliente da ActiveSys desde 2020.

Para o ano letivo 2023/2024, o Colégio começou o ano com uma grande novidade: um novo campus, muito maior do que as instalações que anteriormente ocupavam, e a parceria com um grupo internacional de educação.

Como forma de darmos a conhecer um dos nossos grandes projetos de 2023, partilhamos, agora, este case study que, tal como se constata, apesar dos desafios apresentados ao longo do processo, se traduziu num grande sucesso.

Colégio Júlio Dinis


Colégio Júlio Dinis é uma instituição de ensino privado da cidade do Porto, que estende a sua atividade desde a Creche até ao Ensino Secundário.

Detentor do alvará número 146, datado de 1934, é um dos mais antigos da cidade do Porto, e do Ministério da Educação.

Em 2023, mudou de localização, para as antigas instalações da Universidade Lusíada, na freguesia de Campanhã.

Esta mudança de campus serve, também, para assinalar a parceria com o grupo internacional Dukes Education.

Com o mote “Together we´re extraordinary”, esta colaboração permite a nova oferta do ensino internacional em inglês, num novo campus, com 4 hectares.

O Desafio 


No ano letivo 2022/2023, o Colégio estava situado entre a Rua Silva Tapada e a Rua Costa Cabral, 
no Porto, num conjunto de edifícios muito mais pequenos, quando comparado com as atuais dimensões.

Com esta mudança de instalações, surgiu a necessidade de renovar toda a infraestrutura de TI, principalmente por se tratarem de edifícios antigos.

"Sendo um edifício antigo, seria necessário, de acordo com aquilo que foi o pressuposto, rever e remodelar uma série de infraestruturas que existiam antigas."

 

Além disso, uma das grandes preocupações do responsável de TI do colégio estava, também, nas questões de segurança, não só ao nível dos dados pessoais, assim como da informação sensível acedida pelos alunos.

"A segurança para nós era fundamental. Daí ser extraordinariamente importante ter uma solução robusta."

Assim, após contacto do diretor do Colégio, Marco Carvalho, foi lançado o desafio à ActiveSys de desenvolver um projeto de inovação tecnológica para o novo campus.

Adversidades

 

Como qualquer grande projeto, teve as suas dificuldades, sendo uma delas o dimensionamento, isto por causa da área do novo campus e, também, por não existir um projeto de obra final. Posto isto, existiu uma abertura do lado da ActiveSys, a fim de permitir a adaptação do projeto face às necessidades do cliente, no decorrer da obra.

"O projeto foi crescendo com o tempo, porque as plantas definitivas não estavam ainda, de todo, desenhadas. E foi um trabalho conjunto e contínuo, que durou algum tempo, até chegarmos à solução final."

Um outro entrave encontrado prendeu-se com o timing de conclusão do projeto, uma vez que o Colégio deveria estar concluído em meados de Outubro de 2023.

Em parceria, foi desenhada uma solução completa, que passou por todas as áreas de oferta da ActiveSys, já que era um projeto completo que implicava uma reestruturação total da infraestrutura de TI.

"Foi uma solução de A a Z, uma solução que envolveu desde a construção do Data Center, à componente de cablagem de passivos, área de sistemas, networking, wi-fi e segurança."

A Solução

 

De acordo com o diretor do colégio portuense, era importante procurar uma solução tecnológica que estivesse à altura e em sintonia com a aquela que é a ambição do projeto, a mudança de instalações e a criação de um campus.

"Receber a proposta da ActiveSys foi um sentimento inicial de tranquilidade."

Após o levantamento das necessidades no local, conjuntamente, com todos os intervenientes quer do Colégio, como da ActiveSys, chegou-se a uma planta final.

O cliente tinha como principal objetivo uma solução integrada, projetada para o futuro, que do ponto de vista tecnológico, fosse inovadora e estivesse na vanguarda. E, de acordo com o diretor do colégio, Marco Carvalho, “esta necessidade foi, claramente, atingida.”

Do lado da ActiveSys, foi necessária a procura de uma solução adequada ao ensino e um fabricante que ajudasse em todo o processo, principalmente no cumprimento dos timings estipulados.

"Tivemos que procurar uma solução que se adequasse ao ensino, um fabricante que nos desse garantias de qualidade, de prazos de entrega e, também, adequado ao nosso perfil."

Para a área de redes, a escolha recaiu no nosso parceiro Aruba, que nos transmite toda a confiança, dado o número de projetos que temos em parceria. Já para sistemas, contamos com a ajuda do nosso fabricante Lenovo, com uma solução muito inovadora e muito adequada ao ensino.

Assista, aqui, ao vídeo completo da primeira parte do Case Study do Colégio Júlio Dinis.

Parte 2, brevemente. 

Scroll to Top