O Proxy é conhecido como um dos principais tipos de Firewall.

 

No artigo referente à tecnologia Firewall, foi dada uma pequena definição sobre o que é o Proxy. Este, é o próximo passo para poder saber mais sobre esta tecnologia.

Os servidores Proxy funcionam como um intermediário entre redes externas e computadores, com o propósito de evitarem o contacto direto entre ambos. De uma forma geral, examina e avalia os dados exteriores, a fim de determinar o nível de segurança dos mesmos. Dito por outras palavras, funciona como uma porta de entrada entre o utilizador e a Internet, separando os utilizadores finais dos websites que visitam.

Depreende-se, então, que o device que queira aceder à Internet, precisa de, primeiramente, passar pelo Proxy. Esta é verdadeiramente a principal função do Proxy, a de aceder a redes externas, ao invés do cliente ter de aceder diretamente. Assim, este fica quase que invisível ao aceder à rede.

Como tudo se procede, então? Ao utilizar um servidor Proxy, o tráfego online fluí através do mesmo, em direção ao endereço desejado. Por norma, o pedido volta através desse mesmo servidor Proxy, e, em seguida, os dados são reencaminhados do website para o utilizador, para que o próprio indivíduo que requisitou o pedido o possa ver, no seu browser. Funciona, então, como se fosse um computador na Internet, com o seu próprio endereço IP (Protocolo de Internet) que o seu computador conhece.

O servidor Proxy pode estar hospedado numa Firewall ou existir individualmente, encaminhando as solicitações por meio da Firewall. Tanto a Firewall como o Proxy são serviços essenciais para qualquer organização, visto que ambos contribuem para a segurança da informação. São, igualmente, soluções complementares, enquanto a Firewall é um sistema que ajuda a proteger o computador, que monitoriza o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear acessos de acordo com um conjunto de regras de segurança estabelecidas, o servidor Proxy atua como o intermediário para permitir esse uso.

O Proxy, possibilita, então:

  • Controlo de Acesso, atribuindo permissões aos utilizadores de acesso à Internet, sendo as restrições aplicadas ao login do próprio utilizador ou aos endereços IP, criando, desta forma, uma camada extra de proteção.
  • Filtro de Conteúdo, autorizando, ou não, o acesso a determinados sites, consoante as regras estabelecidas. Face a estas, pode, ou não, existir um bloqueio de sites ou de certas categorias.
  • Cache, sendo armazenado o conteúdo da página no seu sistema, após o acesso à mesma. Depois da configuração ativa, as requisições à página já não precisarão de sair para a Internet, uma vez que os conteúdos já estão armazenados na memória do Proxy.

Em suma, as principais vantagens do Proxy são:

  • Controlo do uso da Internet, bloqueando acessos a determinadas páginas web, com base no endereço IP;
  • Aumento de desempenho;
  • Criação de cópias locais dos recursos frequentemente requisitados;
  • Economia de largura de banda e velocidades melhoradas;
  • Benefícios de privacidade, que permitem uma navegação mais privada, sem partilhar a sua localização;
  • Maior segurança, através da configuração do servidor para encriptar pedidos de web, evitando que as suas transações sejam lidas por terceiros, sendo realizada uma filtragem de conteúdos; impedindo que algum malware tenha acesso ao servidor Proxy e, ainda, possibilitando o emparelhamento a uma VPN , para que os utilizadores remotos acedam à Internet através da rede empresarial;
  • Acesso a recursos bloqueados, dado que permitem que os utilizadores contornem restrições de conteúdo impostas por algumas empresas ou pelo próprio Governo.

Tipos de Proxy: 

Proxy Reverso/ Invertido

Tipo de Proxy que se encontra instalado antes dos servidores web, com o propósito de controlar que todo o tráfego da Internet direcionado aos mesmos, passe pelo Proxy. Ainda, gere as solicitações e conexões entre servidores e a Internet, tendo como principal característica a permissão de conexão com vários servidores, omitindo o endereço IP de um servidor. Do mesmo modo, permite o acesso indireto a sites fechados e fornece a carga entre servidores, sem nunca sobrecarregar nenhum. Além disso, armazena elementos da página já guardada nos servidores, procurando por atualizações, fazendo com que, desta forma, haja menos requisições de rede, fator que aumenta a produtividade. As suas principais vantagens centram-se no aumento de segurança, na melhoria da privacidade, na monitorização do acesso e na redução do tráfego de rede.

Proxy Avançado

Variedade que solicita ao servidor de rede interna, o reencaminhamento para a Internet. Através desta tecnologia, os utilizadores conseguem contornar Firewalls. Funcionam, basicamente, entre um dispositivo e uma rede pública mais ampla, geralmente a Internet, lidando com solicitações de saída do utilizador.

Proxy Transparente

Tipo mais simples de Proxy, que transmite todas as informações, com o endereço IP do Proxy.
A principal desvantagem centra-se na segurança, uma vez que não oferecem qualquer tipo de proteção de privacidade. Face a isto, o ideal é criar filtros de websites, para que a navegação seja mais segura. São comumente utilizados para cache do site e para a monitorização e gestão de redes corporativas, uma vez que permitem a centralização do tráfego. A grande diferença entre o Proxy Transparente e o Não Transparente é que o Transparente só altera os pedidos e respostas dos utilizadores a fim de colocar no campo a autenticação do mesmo. Por sua vez, o Não Transparente, modifica os pedidos dos utilizadores com o objetivo de permitir o controlo de serviços como o de anonimato.

Proxy Anónimo

Tem como utilidade principal a de esconder o utilizador, através da proteção das informações IP e da camuflagem da identificação do computador de origem, tornando difícil o seu seguimento. No entanto, os pedidos entre utilizadores e o Proxy não são anónimos. Normalmente, o seu uso não é bem intencionado, uma vez que os hackers utilizam este meio para burlar políticas de segurança e capturar informações sigilosas.

Proxy Altamente Anónimo

Derivado do Proxy Anónimo, funcionando praticamente da mesma forma, distingue-se pelo facto de não ocultar apenas o endereço IP, enviando, assim, um endereço público aleatório, tornando impossível o reconhecimento do utilizador que está a utilizar o servidor Proxy. Definido como o tipo de Proxy mais seguro, tem como vantagem o aumento da privacidade online, dado que se torna muito difícil acompanhar o tráfego criado. Ainda, é possível o acesso a sites bloqueados.

Proxy Distorcedor

Distingue-se pelo fornecimento de um endereço IP público falso para a rede. Contudo, não esconde o facto de o utilizador estar a usar um Proxy para aceder à Internet. Através do uso deste Proxy, é possível aceder a conteúdos que estejam apenas disponíveis noutras localizações.

Proxy Público

Servidores Proxy gratuitos, que podem ser utilizados e acedidos pelo público. Precisamente por esta razão, são os mais inseguros e pouco fiáveis dado que podem ser criados por hackers a fim de roubar dados, com o seu download.

Proxy Web

Tem como principal enfoque o tráfego WWW, sendo acessível através de um navegador web. A sua utilização mais comum é servir como cache de páginas web. Alguns Proxies deste género filtram páginas web ou protocolos.

Proxy de Cache

Servidor que armazena as repostas às requisições dos utilizadores. Ao receber a solicitação, não é o servidor requisitado a responder ao pedido do utilizador. O servidor Proxy responde, encaminhando a resposta armazenada do servidor requisitado. Assim, num próximo acesso, o Proxy responde com conteúdo armazenado e com uma maior velocidade de resposta, não sendo, igualmente, consumida Internet, uma vez que as respostas se encontram armazenadas no sistema local.

De modo a não desperdiçar tempo na escolha da melhor solução a implementar na sua empresa e, no fim, não ser a mais adequada, recomendamos a consulta de especialistas informáticos que garantirão a escolha mais apropriada conforme o que a sua organização necessita. Desta forma, a ActiveSys é a empresa especialista indicada para implementar diversas soluções, que não só permitam uma maior segurança corporativa, garantindo a não perda de foco no seu core business.

 

A ActiveSys mantém-no informado.

ActiveSys, we activate your business.