A rápida evolução tecnológica e o aumento do uso de dispositivos conectados, trazem novos desafios para a segurança das redes.
Ao mesmo tempo, o avanço acelerado da tecnologia e a pandemia global, impulsionou uma transformação significativa no ambiente de trabalho, levando à adoção de modelos de trabalho híbrido. E este paradigma, apresenta não só oportunidades, como desafios para as empresas.
Tradicionalmente, as empresas dependiam de VPN´s (Redes Privadas Virtuais) para proteger o trabalho remoto. No entanto este já não é um método suficiente de proteção, já que a falta de verificação e de acesso irrestrito pode ser explorada por um hacker para roubar dados confidenciais.
O SASE (Secure Access Service Edge) da Aruba resolve todos estes desafios, combinando SD-WAN e SSE numa solução que permite que as empresas simplifiquem, sejam eficientes ao nível operacional e, ainda, economizem custos. Para além disso, uma abordagem unificada permite maior agilidade e um processo de implementação mais rápido.
De acordo com a Gartner, “até 2025, 50% das novas compras de redes SD-WAN vão ser ofertas de SASE de fornecedor único, em comparação com 10% em 2022”. E o nosso parceiro Aruba oferece uma série de benefícios nesse sentido, como o reforço de segurança, melhoria de conectividade e eficiência de rede.
Na verdade, a aquisição da AXIS SECURITY pela HPE Aruba teve como intuito incorporar a plataforma SSE (Security Service Edge) da Axis nas capacidades de segurança de rede Edge-to-Cloud da HPE Aruba, para oferecer soluções integradas de rede e segurança como um serviço. A convergência das soluções Aruba e Axis Security transformará a conectividade Edge-to-Cloud com uma solução SASE abrangente que fornece às empresas os mais altos níveis de segurança para dispositivos IoT e acesso de todos os utilizadores em locais geograficamente distribuídos.
Mas que vantagens tem esta nova abordagem?
Postura de Segurança Unificada
Ao aplicar políticas de segurança universais e controlos de acesso centralizados em todo o tráfego e locais para impor o acesso Zero Trust, reduz a superfície de ataque e melhora a deteção e a resposta a ameaças.
Reduz o Custo Total de Propriedade (TCO)
Simplifica as operações e permite um TCO mais baixo, ao trabalhar com um único fornecedor. Em consequência, reduz-se a necessidade de amplos esforços de integração e manutenção, como acontece em ambientes de vários fornecedores.
Experiência de Utilizador Otimizado
Garante uma conexão segura, de alto desempenho e baixa latência com aplicações e recursos, selecionando, de forma dinâmica, o caminho de conectividade mais rápido para oferecer a melhor experiência de utilizador.
Zero Trust, alimentado por IA
Fornece uma abordagem abrangente ao Zero Trust, permitindo insights e análises preditivas para antecipar futuras ameaças e solucionar problemas de forma proativa.
Quadrante Mágico da Gartner 2023
A HPE Aruba foi nomeada 6x como líder em SD-WAN no Quadrante Mágico da Gartner. A transição para um modelo SASE unificado é essencial no cenário organizacional atual.
A infraestrutura de rede segura Edge-to-Cloud com o SD-WAN foca-se na implementação de estratégias de segurança que abrangem toda a rede. Em vez de se centrar apenas na segurança centralizada, esta abordagem considera todos os pontos de entrada e saída de dados, proporcionando uma proteção mais holística e abrangente.
O HPE Aruba Networking SSE validará a identidade do utilizador e, com base na política de segurança, ligará de forma segura as aplicações sem conceder acesso à rede corporativa, de acordo com o perfil de cada utilizador, o que permite apenas acesso às suas aplicações. Ou seja, os utilizadores só têm acesso às aplicações necessárias para realizar o seu trabalho, o que é fundamental para uma implementação bem-sucedida de Zero Trust.
A HPE Aruba Networking tem sido líder na adoção e promoção deste conceito, reconhecendo a sua importância para a proteção de dados e a integridade da infraestrutura de rede.
Entre em contacto connosco hoje e mantenha a sua organização segura e preparada contra ciberataques.