A fim de manter o trabalho contínuo e eficiente por meio do teletrabalho, é crucial que as empresas ofereçam aos seus colaboradores um acesso seguro e privado aos dados corporativos.

 

A VPN, Rede Virtual Privada, trata-se de um caminho virtual seguro, entre a rede de casa e a rede empresarial, ou seja, é uma rede de comunicação privada que cria uma conexão através de um servidor, como se fosse um túnel que liga as duas redes. Desta forma, os dispositivos podem conectar-se à organização, a partir de qualquer lugar, mantendo a segurança das informações. Ainda, não só tornam mais difícil a interseção da comunicação por parte dos hackers, dado que estes não possuem as credenciais necessárias para aceder, como também ocultam o verdadeiro endereço IP do dispositivo de acesso.

Dito de uma forma mais simples, trata-se da criação de uma rede privada sobre a rede pública, criando um canal de comunicação seguro, através da utilização de criptografia e técnicas de autenticação. No entanto, ressalta-se o facto de a VPN também possibilitar a interligação entre redes privadas, ou seja, a ligação entre, por exemplo, redes únicas de filiais que estejam fisicamente distantes.

O confinamento que atravessamos devido à Covid-19 tem tornado imperativo o uso desta ferramenta uma vez que permite a continuidade das operações corporativas e, igualmente, auxilia na proteção contra os cibercriminosos que, constantemente, se tentam aproveitar das vulnerabilidades a fim de invadir sistemas e, consequentemente, causar prejuízos.

Destacam-se os principais benefícios da VPN para o Home Office:

  • Proteção contra Ransomwares (Tipo de Malware);
  • Maior mobilidade;
  • Desbloqueio de sites que apresentam limitações geográficas, dado que as VPNs apresentam anonimato de localização;
  • Mais económico, pois substitui a utilização de linhas privadas que podem atingir valores monetários altos, assim como o custo elevado de manutenção;
  • Personalização dos protocolos de segurança;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores, dado que mesmo estando em casa conseguem ter acesso a todas as informações como se estivessem fisicamente na empresa.

No entanto, quando os colaboradores optam por utilizar as redes domésticas, estão mais suscetíveis a ataques virtuais. É por este motivo que os criminosos online se aproveitam deste período de Home Office, uma vez que, através das fragilidades de rede, conseguem um acesso facilitado aos dados sigilosos, podendo, até, furtá-los.

A principal desvantagem da VPN relaciona-se com a velocidade de conexão, uma vez que, na prática, a VPN é um intermediário de tráfego de rede, provocando, consequentemente, uma perda de velocidade. Adicionalmente, se a rede doméstica não for suficientemente boa e rápida, é sentido um impacto maior.

Assim, não deixe que o confinamento o impossibilite de trabalhar em segurança e com todas as ferramentas necessárias. Contacte a ActiveSys que ajudará nesse processo.

 

A ActiveSys mantém-no informado e seguro.

ActiveSys, we activate your business.