Como já comprovado, a Pandemia acelerou o processo de Transformação Digital das empresas.

 

A Covid-19 obrigou várias empresas a mudar o seu foco para o lançamento de novos e expandidos serviços digitais para apoiar uma força de trabalho totalmente remota e a acelerar a transição para um novo mundo Cloud. Todo este processo resultou num aumento da exposição a ameaças e problemas de compliance. Posto isto, um dos grandes desafios das empresas centrou-se na proteção dos ativos críticos.

A fim de resolver estas questões, surge o novo modelo de rede, o SD-WAN, que, definidas por software, são a nova abordagem à conetividade, reduzindo não só os custos operacionais, assim como melhora a utilização dos recursos em implementação com vários locais. Desta forma, os administradores de redes podem utilizar a largura de banda eficazmente, garantindo um maior nível de desempenho, sem que isso implique sacrificar a segurança ou a privacidade de dados.

A Rede de Ampla Área definida por Software (SD-WAN) é, então, um tipo de rede de computador, que cobre uma ampla área geográfica, geralmente abrangendo Redes de Área Local (LANs), permitindo a ligação de múltiplos recursos de acesso à Internet, desde cabos, telemóveis ou qualquer outro transporte IP, com o propósito de fornecer canais de dados de alta produção e fiáveis.

Por sua vez, o tradicional WAN, encontrava-se limitado entre a empresa, a filial e o Data Center. À medida que as organizações adotavam serviços baseados em Cloud, sob a forma de SaaS/ IaaS, a arquitetura WAN sofria um aumento de tráfego, que acede a estas aplicações globalmente diversas. Consequentemente, a produtividade dos colaboradores era afetada, ao mesmo tempo que as despesas de WAN aumentavam, com a ineficaz utilização de circuitos dedicados e de Backup.

Assim, um SD-WAN, tem uma arquitetura WAN virtual, e uma tecnologia orientada para o software. O elemento crucial desta nova tecnologia é o seu controlo centralizado, de modo que as ligações de rede, mecanismos de segurança, entre outros serviços, são separados do hardware a que está associado.

Como a Pandemia veio provar, por razões de segurança, as comunicações entre os escritórios e, nomeadamente, no trabalho híbrido, devem ser realizadas através da VPN e canalizadas por meio das instalações do escritório principal. Para isso, é fundamental ter um túnel IP de alta potência, que seja seguro para esta ligação de dados. É aqui que surge o SD-WAN, dado que este permite um quadro de comunicação IP de alta velocidade entre o escritório principal e a sede, assim como entre outras filiais, independentemente da zona geográfica. Através desta solução, os dois dispositivos formam um túnel de dados transparente, de alta velocidade entre eles, que combina recursos de acesso a cada lado.

Estas soluções têm ganho cada vez mais palco nas organizações, uma vez que as empresas procuram uma conetividade rápida, escalável e flexível entre diferentes ambientes de rede e, também, anseiam a redução do custo total de propriedade, preservando a experiência do usuário, sendo estas características do SD-WAN. Ao apostarem neste software, o principal objetivo é aumentar os resultados de negócio. No entanto, as vantagens não se ficam por aí:

Simplifica a Gestão

Uma vez que as equipas de TI passam a ter capacidade para automatizar a implementação, sem que haja intervenções a nível global, através de uma interface de gestão única, ou seja, o processo de conetividade é simplificado, nomeadamente em ambientes mistos, inclusive no local, híbridos e em nuvens.

Melhora a Experiência dos Utilizadores

Dado que permite um desempenho ideal das aplicações na Cloud e de múltiplas nuvens a utilizadores, em qualquer lugar.
No caso de falhas ou de degradações de ligações, é feito um encaminhamento de forma dinâmica do tráfego entre circuitos dedicados e ligações à Internet seguras para proporcionar uma entrega constante de aplicações críticas. Do mesmo modo, aumenta a produtividade do utilizador, e, ainda, permite a redução dos custos de TI. Além disso, os utilizadores remotos, normalmente experimentam menos latência da rede e ligações mais rápidas quando utilizam as aplicações baseadas em Cloud/SaaS.

Facilita a Acessibilidade

Possibilitando a conexão dos utilizadores, independentemente do local onde esteja, do Data Center à Cloud, com menor latência, com melhor desempenho e uma confiável conetividade. Desta forma, esta tecnologia traça o melhor caminho, que atende às necessidades de desempenho ideias, de um determinado dispositivo.

Aumenta a Segurança

Visto que a prevenção contra ameaças é aplicada no local certo, proporcionando segurança distribuída a nível da empresa. Quer isto dizer que os dados não precisam de regressar à sede ou ao Data Center para uma maior proteção. Adicionalmente, encriptam o tráfego WAN à medida que alteram os locais, segmentam a rede, minimizando danos em caso de violação. Os SD-WANs também podem ajudar os administradores de TI a detetar ataques mais rapidamente, permitindo-lhes monitorizar a quantidade e os tipos de tráfego numa rede. Existe uma segurança acrescida porque os SD-WANs permitem a utilização de VPNs.

Prontidão para a Multinuvem

Havendo uma gestão positiva desses meios. A Multinuvem centra-se na seleção do melhor fornecedor de Clouds para cada uma das necessidades existentes. O SD-WAN, por complementar todos os recursos de automatização, tornou-se a solução perfeita para inovações de redes em Cloud, em rápida evolução, dado que aliviam a pressão da implementação e gestão contínua, garantindo um nível de desempenho alto, consistente e seguro para os utilizadores da aplicação sobre qualquer infraestrutura WAN, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Aumento da Agilidade

Já que os SD-WANs permitem que várias ligações, dispositivos e serviços coexistam com a infraestrutura mais antiga. Assim, as empresas vêm-se possibilitadas a reduzir os tempos de implementação e configuração. De facto, a agilidade da rede foi recentemente citada como uma das principais razões pelas quais as empresas estão a adotar SD-WANs, de acordo com um estudo da indústria.

Conforme a opinião de especialistas da International Data Corporation (IDC), o mercado de SD-WAN vai continuar a crescer, com uma taxa de crescimento anual composta por 40.4%, atingindo os 4.5 mil milhões de dólares até ao próximo ano.

Se não quer ficar para trás na transformação digital, contacte a ActiveSys, que o ajudará em todo o processo, aconselhando-o sobre qual o melhor caminho a tomar.

 

ActiveSys, we activate your business.