Manter-se atualizado sobre as tendências que irão marcar o ano, é o passo fundamental para que o seu negócio evolua positivamente.
Na continuação da primeira parte do artigo referente às tendências tecnológicas, é dado seguimento ao tema, desvendando as restantes tendências que irão marcar o presente ano de 2022.
Plataformas Nativas de Cloud
Estas tecnologias permitem construir novas arquiteturas resilientes, elásticas e ágeis. Para além disso, melhoram a abordagem tradicional de elevação e mudança para a nuvem. Ainda, em vez de aceder aos ficheiros e dados através de um computador local ou pessoal, acede a partir, apenas, de um device com internet, que a informação estará disponível em qualquer altura e em qualquer lugar. A Cloud terá tendência a ficar invertida, dado que o centro de gravidade em torno da transformação digital passou de atender às necessidades de TI de uma organização agnóstica do setor, para atender às necessidades estratégicas e operacionais únicas de cada setor e, até, subsetor. A Commvault sublinha que são muitas as empresas a adotarem diferentes tecnologias Cloud e serviços As-a-Service para gerir os volumes de dados, recorrendo, neste sentido, a fornecedores de hiperescala. Hiperscalers e fornecedores Saas estão a trabalhar com integradores de sistemas globais, com o objetivo de fornecer serviços e aceleradores de negócios modularizados verticais, que podem ser facilmente adotados e construídos para uma diferenciação única. Na verdade, um novo relatório publicado pelo Dell’Oro Group, indica que os gastos em data centers, para fornecedores hyperscale de serviços na cloud deverão crescer em 30%. Em 2022, será prioritário para as empresas saber onde estão os seus dados, como são utilizados, que estão protegidos adequadamente e como recuperá-los rapidamente, ajudando, deste forma, a extrair valor dos dados.
Blockchain
Cyber IA
Internet of Behaviors
Flexibilidade Laboral
Empresas Distribuídas
Experiência Total
Maior Diversidade Laboral
Sustentabilidade
Expansão das Tecnologias de Saúde Digital
Novas Realidades
A Commvault também destacou algumas daquelas que consideram ser as principais tendências para o ano. De facto, segundo este parceiro, um dos maiores desafios é a falta de orçamentos abundantes das empresas para a área tecnológica, destacando a necessidade de budgets mais inteligentes. “As empresas vão procurar cada vez mais soluções as-a-service, pagando apenas pelo que precisam e utilizam”, dizem em comunicado.
No mesmo sentido, acreditam que os executivos vão começar a “testar” a equipa técnica, no sentido em que vão pretender realizar, periodicamente, “simulacros de alarme” para pôr à prova a solidez, resistência e rapidez dos processos e soluções de cibersegurança e recuperação de desastres. “Apesar de requererem investimento de tempo e dinheiro, os exercícios podem assegurar a solidez das defesas contra ciberataques de uma empresa ou descobrir vulnerabilidades”, comentam.
Finalmente e tal como mencionado em ambas as partes deste artigo, os ataques cibernéticos são, e continuarão a ser, cada vez mais calculados e meticulosamente pensados e focados. Mais uma vez, a continuação da adoção do teletrabalho, ou trabalho híbrido, aumenta, drasticamente, o panorama das ameaças “não é de estranhar se, em 2022, o cibercrime e, em particular, o ransomware, continuar a ser um desafio importante para as empresas”. Como tal, “proteger os ambientes informáticos, que são cada vez mais, será uma prioridade máxima”.
Conte com a ActiveSys, para implementar os melhores serviços e soluções para a sua empresa, mantendo-a atualizada e segura, independentemente da adoção do tipo e meio de trabalho!
Com a ActiveSys, segue sempre as tendências.