Uma das grandes tendências tecnológicas previstas para 2021 é a Blockchain.

 

A Blockchain, grande tendência tecnológica para 2021, considerada promissora e revolucionária, é uma base de dados, transparente e descentralizada que pode ser consultada por qualquer pessoa, sendo todos responsáveis por cada ação desempenhada.

Uma das maiores particularidades da Blockchain é o facto de todas as transações de tokens (registo de um ativo em formato digital) ficarem, sempre registadas. Estes registos são considerados dos mais fiáveis existentes, dado que não podem ser adulterados, ou seja, uma vez criados, não podem nem ser apagados nem modificados. Ainda, não possibilita a replicação, dado que é caracterizado por criar documentos de informação digital única, não sendo possível deter uma cópia dos dados existentes.

Esta tendência, que ganhou destaque no ano de 2008 graças à Bitcoin, funciona em software informático, operando nos bastidores a fim de distribuir para todos os nodes (todos os computadores que se encontram na “cadeia de blocos”), de forma automática, informações para a base de dados, assim que novas transações são efetuadas.

De uma forma mais completa, Blockchain é uma “corrente de blocos” que, à medida que entra uma nova transação, cresce, criando novos blocos, que, após serem validados, são adicionados à corrente por ordem cronológica.

Este tipo de tecnologia está a ser, cada vez mais, adotada por empresas e organizações que procurem uma máxima segurança, nomeadamente em transações que impliquem dados e conteúdos sigilosos. De igual modo, podem ser utilizados por artistas e músicos que queiram garantir que mais ninguém copia as suas criações tirando, assim, o valor às academias discográficas, que recebem uma franquia por este tipo de serviços.

No que respeita a vantagens, a Blockchain:

  • Minimiza o risco;
  • Elimina a fraude;
  • Impede a falsificação de documentos;
  • É transparente de uma forma escalável para inúmeras utilizações.

A ActiveSys mantém-no informado.

ActiveSys, we activate your business.