Data Center, ou traduzido para Português, Centro de Dados, é uma instalação física que centraliza as operações, dados e equipamentos de Tecnologia da Informação partilhados de uma organização para efeitos de recolha, armazenamento, organização, processamento e divulgação de dados, informação e aplicações aos utilizadores, sendo, então, reconhecido, como o sistema nervoso da empresa.

Este equipamento é considerado vital para a continuidade das operações diárias de uma entidade, uma vez que alberga servidores e banco de dados, processando grandes quantidades de informação. Além do mais, são considerados uma prioridade para uma organização devido à segurança e fiabilidade.

Incluem servidores, networking, armazenamento, software, cablagem, infraestrutura, arrefecimento, poder de reserva e monitorização do ambiente. Do mesmo modo, estão aqui inseridos, routers, switches, firewalls, sistemas de armazenamento e controladores de entrega de aplicações. Normalmente, são montados em racks ou armários metálicos, sendo protegidos contra incêndios, possuindo, desta forma, um sistema de refrigeração de racks, que mantem estável a temperatura dos mesmos.

A procura de espaço de armazenamento, necessidade de processamento e informação está a aumentar, sendo, crucial a existência de um centro de dados por parte de uma empresa, para que, desta forma, possam satisfazer as necessidades dos clientes.

Atualmente, a tendência passa pela adoção de Cloud Data Centers, que se trata da migração dos dados para centros de dados em Cloud. Este sistema permite uma utilização eficiente dos recursos, uma implantação rápida, custos reduzidos e, ainda, o acesso a uma rede global de Data Centers, garantindo uma maior praticidade e segurança.

 

Consciente destes pontos, a ActiveSys cria soluções para proteger, potenciar, agilizar e suportar estes centros de dados dos nossos clientes.
ActiveSys, we activate your business.