Alguma vez se perguntou porque é que a Firewall é tão importante para a sua empresa? Atualmente, e devido à transformação digital, é crucial que qualquer empresa tenha uma firewall instalada, uma vez que esta é considerada uma das regras principais da cibersegurança.

 

Mas o que é a Firewall? É um sistema que ajuda a proteger o computador, que monitoriza o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear acessos de acordo com um conjunto de regras de segurança estabelecidas. Dito por outras palavras, serve para isolar um device e protegê-lo contra qualquer tipo de acesso não autorizado, iniciado por exemplo por hackers ou a partir de vírus que se propagam.

Uma firewall pode ser um hardware, software ou ambos, instalado nos devices, para prevenir qualquer tipo de acesso não autorizado, a uma rede privada, bem como aos dados pessoais e de navegação.

O funcionamento deste sistema só se justifica se estiver ligado à internet, podendo isso acontecer através de qualquer tipo de rede. Assim, funciona através de uma “parede de código”, que, basicamente, inspeciona cada um dos lados dessa parede: o computador ou outro dispositivo e o lado da Internet, elaborando relatórios de possíveis ameaças detetadas. O “código” permite examinar os dados emitidos de ambos os lados, para que, assim, não exista nenhuma falha de segurança, permitindo, determinar se o conteúdo é, ou não, prejudicial.

Tipos de Firewall:

Proxy

Conhecido como um dos primeiros tipos de firewall, funciona como um intermediário entre redes externas e computadores, evitando, desta forma, o contacto direto entre ambos.
De uma forma geral, examina e avalia os dados exteriores, para determinar a segurança dos mesmos.

Gestão Unificado de Ameaças

 

De uma maneira geral, combina, flexivelmente, as funções de uma firewall com a inspeção de estado e prevenção contra invasões e antivírus. Pode, ainda, incluir serviços adicionais e, por vezes, gestão em Cloud.
É conhecido pela sua simplicidade e facilidade de uso.

Next Generation Firewall

Com os ciberataques cada vez mais sofisticados, as soluções são, igualmente, mais aprimoradas.
Assim, firewalls da próxima geração, combinam recursos mais tradicionais com sistemas de prevenção de invasão de rede.
O grande objetivo desta próxima geração passa por examinar e identificar determinados perigos como por exemplo malware avançado.
Ainda dentro deste ponto, surge a Próxima Geração Focado em Ameaças, que inclui todos os recursos de um New Generation Firewall tradicional, oferecendo, ainda, detenção e remediação avançadas de ameaças. Este recurso permite:

  • Saber quais os recursos que sofrem um risco maior com reconhecimento completo de contexto;
  • Reagir rapidamente a ataques com automação de segurança inteligente;
  • Detetar as atividades evasivas e suspeitas;
  • Reduzir expressivamente o tempo entre a deteção e a limpeza com segurança retroespetiva que monitoriza, de forma contínua, atividades e comportamentos suspeitos mesmo após a inspeção inicial;
  • Facilitar a administração e reduzir a complexidade com políticas unificas que oferecem proteção durante todo o ciclo de ataque.
Se não detém nenhuma firewall na sua empresa, a ActiveSys é a ideal para o ajudar na instalação da mesma.

 

ActiveSys, we activate your business.