Como é sabido, a Covid-19 veio afetar drasticamente a segurança das empresas, uma vez que o teletrabalho não só aumentou o número de ataques virtuais, bem como foi notória a falta de preparação das empresas face à cibersegurança que culminou numa baixa segurança dos dispositivos, que deixam de estar protegidos pela empresa.

 

O trabalho remoto culminou num acesso por parte dos colaboradores às redes e servidores das suas organizações a partir de casa, com níveis de segurança claramente inferiores. No entanto, a rápida transição foi um sucesso dadas as novas circunstâncias, sucesso esse que não englobou todos os âmbitos, nomeadamente o da segurança dos devices. O teletrabalho evidenciou, por um lado, a falta de preparação e sensibilização das empresas para este tema e, por outro, o aproveitamento dos hackers para tentar entrar em redes e sistemas de organizações.

Desta forma, é importante consciencializar as empresas para os perigos inerentes à segurança do computador, uma vez que, segundo um estudo da Clark School, da University of Maryland, em média, ocorre um ataque online a cada 39 segundos via scripts automatizadas.

Assim, a área de cybersecurity será um dos campos prioritários ao nível do investimento em 2021, sendo um dos domínios em que a ActiveSys trabalha junto dos clientes para realizar todo o controlo necessário neste sentido.

Atualmente, as empresas encontram dois grandes fatores que devem ser combinados eficazmente: a transformação digital e a segurança dos seus dados. Expomos, então, alguns dos erros mais comuns que acontecem nas empresas:

  • Não existe uma monitorização básica dos sistemas- por vezes, os softwares e os sistemas operacionais não são adequados às necessidades da empresa, ou não se encontram atualizados, colocando a entidade em risco de ataque virtual.
  • Considerar que possuir um antivírus é suficiente- confiar apenas a segurança a um antivírus é um erro comum. É preciso mais do que isso para que os seus sistemas e devices estejam seguros.
  • Não serem detentores de uma cultura de segurança online- a fim de evitar situações que podem levar a perdas de dados, é ideal criar uma cultura de consciencialização de cibersegurança, permitindo a todos os colaboradores terem um entendimento sobre que ameaças podem existir e como se precaver, nomeadamente as mais recorrentes que são os emails phishing.
  • Falta de planos de prevenção- é crucial a existência de medidas que permitam prevenir eventuais ataques dado que, no caso de um ciberataque, a organização saiba como atuar e resolver o problema de forma mais eficaz e eficiente.

A ActiveSys, como consultora de tecnologias de informação, oferece respostas adequadas a cada uma destas situações, permitindo, uma evolução positiva que não comprometa a segurança da empresa.

Ajudámo-lo a manter os seus dados e sistemas atualizados, bem como protegidos de ameaças. Fale connosco para mais informações.

 

A ActiveSys mantém-no informado.

ActiveSys, we activate your business.