Dando continuidade ao tema das Tendências para 2022, destacamos agora a questão do armazenamento.

 

Desde que a Pandemia insurgiu no nosso dia a dia, que as próprias empresas se viram obrigadas a acelerar os seus processos de digitalização. No entanto, todo este processo, desde o teletrabalho à adoção de novas ferramentas e tecnologias “caseiras”, foi uma porta de entrada para atingir vulnerabilidades relacionadas com a segurança, com a disponibilidade da informação e com a escalabilidade da infraestrutura.

É então expectável que em 2022 a automatização, o armazenamento e a escalabilidade sejam os requisitos chave que qualquer organização deve deter, sem esquecer a preocupação com a sustentabilidade

Ao mesmo tempo, o crescente aumento da migração de dados para a Cloud, demonstrou todo o seu potencial, tornando-se uma opção favorável, competitiva e segura para organizações de todas as dimensões.

Quando falamos de armazenamento e escalabilidade, remetemo-nos, inevitavelmente, para a tecnologia Cloud, tendência emergente, que em 2022 não será exceção, assim como os Data Centers, estes cada vez mais associados à Cloud, uma vez que atualmente, a tendência passa pela adoção de Cloud Data Centers, que se trata da migração dos dados para centros de dados em Cloud. Este sistema permite uma utilização eficiente dos recursos, uma implantação rápida, custos reduzidos e, ainda, o acesso a uma rede global de Data Centers, garantindo uma maior praticidade e segurança.

A ActiveSys destaca as tendências cruciais que cada entidade deve seguir ao nível do armazenamento:

 

 

Ambientes de Multicloud e Cloud Híbrida Continuarão a Crescer

Já em 2021 a tendência recaia na escolha de mais do que um operador, com o objetivo de obter o melhor resultado possível de cada solução. De facto, o acesso aos dados deve ser simples, de modo a não complicar as tarefas de IT. A Gartner estima que pelo menos 75% das médias e grandes empresas já sigam esta tendência. No entanto, as previsões apontam para 90% das organizações a implementar soluções que conjugam cenários entre multicloud, private Cloud e sistemas legacy. Esta forma de armazenamento aumenta a mobilidade dos dados entre vários locais, até porque a cada vez maior quantidade de dados, torna ineficiente a centralização do processamento.

Compliance em Ambientes Cada Vez Mais Complexos

As empresas, cada vez, precisam de garantir a segurança dos dados, independentemente do local onde se encontram e de quem os utiliza, reduzindo, desta forma, os blind spots. Sem a garantia de cibersegurança, os blind spots podem ser potenciados por ataques virtuais, criar blockers na gestão ou colocar em causa a conformidade com as regras existentes. Na verdade, atualmente, a privacidade e segurança dos dados são apontados como os principais blockers para a adoção de Cloud.

Controlo de Custos

O modelo descentralizado de consumo aumentou os custos das organizações de forma exponencial. Cabe às empresas controlarem os custos à medida que o uso da Cloud vai aumentando e, para isso, o ideal é contar com o apoio especializado e personalizado da ActiveSys.

Tecnologia On Demand

Após o controlo dos custos da Cloud, as empresas passam a ter à disposição mais receita para aproveitar as vantagens de outros serviços e soluções e, assim, superar desafios específicos de negócio. Os Cloud Providers procurarão impulsionar a inovação e torná-la mais acessível a um maior número de profissionais.

A Natureza Crítica dos Dados e a Estratégia de Cibersegurança da Empresa

A relação da Pandemia com a segurança das empresas levou a um aumento de ciberataques, ao mesmo tempo que destacou a cibersegurança como a principal preocupação organizacional, fatores alavancados pelos diferentes moldes de trabalho. Para estar preparado, é fundamental que tenha dados e sistemas de armazenamento resilientes como um componente crítico da estratégia de cibersegurança da sua organização.

Inteligência Artificial e Armazenamento Definido por Software

O armazenamento tem ganho cada vez mais palco, uma vez que é considerado um pilar essencial para otimizar o desempenho das aplicações de IA, mais uma tendência em destaque para 2022. A incorporação da IA e do armazenamento definido por software irão proporcionar mais valias, contribuindo para uma clara melhoria no desempenho das aplicações.

Integração de Tecnologias de Armazenamento Fora do Escritório

A mudança para a Cloud Híbrida vai continuar, e a grande velocidade. Isto irá contribuir para que possa fornecer os serviços certos aos utilizadores finais, com os níveis de serviço apropriados ao seu negócio. Ser detentor de capacidades de integração em Clouds Híbridas vai aumentar substancialmente em 2022.

Escalabilidade

Permite um sistema que seja capaz de aumentar os seus recursos, sem prejudicar o rendimento da empresa. Nos tempos de hoje, é quase impossível prever o armazenamento que uma empresa pode precisar num determinado momento. Face a esta imprevisibilidade, é crucial possuir uma infraestrutura que permita o crescimento da capacidade, sem que isso condicione o normal funcionamento do negócio.

Maior Atenção para o Backup

A Pandemia tornou os ambientes tecnológicos mais complexos, trazendo, consequentemente, novos desafios. De facto, o teletrabalho e a exposição a novos perigos, aumentou o risco de ataques virtuais. O aumento da adoção da tecnologia Cloud tem um impacto significativo no backup moderno, tornando as organizações mais conscientes sobre a importância de proteger os seus dados com ambientes que garantam a privacidade dos mesmos.

Maior Segurança

Existem infraestruturas, como é o caso dos Data Centers, que não possuem uma estrutura devidamente protegida. Soluções como controlo de acessos e monitorização da infraestrutura em tempo real, aumentam o nível de segurança de qualquer instalação. Sem esta proteção adicional, a informação torna-se mais vulnerável e pode-se traduzir em perdas significativas de dados.

Perceber estas tendências no armazenamento empresarial dar-lhe-á vantagens e ajudá-lo-á a delinear a sua estratégia de IT para o futuro.

Consciente da importância do armazenamento, a ActiveSys dispõe de soluções para proteger, potenciar, agilizar e suportar centros de dados nos nossos clientes, assim como consegue traçar as estratégias indicadas para a transformação e migração dos dados para a Cloud, através do Cloud Services

Não hesite em contactar-nos para mais informações. Com a ActiveSys, mantém-se sempre a par das tendências.

 

 
ActiveSys, we activate your business.