No passado mês de Janeiro, demos início a uma trilogia sobre
o Colégio Júlio Dinis, um dos nossos grandes projetos do ano de 2023.
Neste segundo episódio deste Case Study, e continuando a demonstrar todos os passos deste que é um dos nossos maiores projetos, passamos para a fase de implementação, o momento em que o que estava planeado, passou, efetivamente, para a realidade, para a ação.
Como mencionado na primeira parte desta série de projeto, este foi um caso de sucesso, mas que apresentou alguns duros desafios, normais da dimensão do projeto, como ser um “Campus” antigo, que necessitou de uma renovação completa.
De facto, a arquitetura já existente na nova morada do Colégio portuense, foi toda reconstruída, levando, igualmente, a uma renovação total da parte tecnológica.
Assim, foi desenvolvida, pela ActiveSys em parceria com a MAXIGLOBAL, referência na integração de soluções tecnológicas, uma infraestrutura passiva nova e a implementação de um Datacenter, capaz de assegurar ao Colégio Júlio Dinis, segurança, resiliência e disponibilidade que garantem a continuidade do negócio.
“Tivemos algumas dificuldades que superamos, facilmente, a MaxiGlobal com a ajuda da ActiveSys, na parte técnica (…) unindo esforços e o know-how.”
Manuel Queirós, Chefe de Equipa de Passivos da MAXIGLOBAL
Após a parte de passivos, bastidores locais e Datacenter concluída, foi o momento de arrancar a fase dois, a parte aplicacional, onde se implementou e configurou as diversas tecnologias alocadas ao projeto, como firewalls, rede, wi-fi, servidores, antivírus, soluções de videovigilância, tudo para um melhor funcionamento da comunidade escolar, tanto dos docentes, assim como dos alunos.
Outra dificuldade apontada, foi o facto de não existir uma planta de obra final, o que levou a um redimensionamento do projeto à medida que o tempo avançava, uma vez que as plantas definitivas não estavam, de todo, ainda concluídas, tendo de ser adaptadas consoante as necessidades que surgiam.
“A ActiveSys continuou a ser flexível e demonstrou, sempre, grande profissionalismo e uma capacidade de resposta e de adaptabilidade muito boas."
Daniel Ribeiro, Diretor de IT, Expansão e Inovação do CJD
Para todos estes obstáculos, podemos contar com a colaboração de um dos nossos grandes parceiros de confiança, a MAXIGLOBAL, nomeadamente na parte de cablagem, uma parte muito relevante do projeto, assim como na implementação do DataCenter.
Ao longo de todo este processo, que demorou mais tempo do que o estimado, existiu, quer por parte da ActiveSys, assim como do Colégio Júlio Dinis, um grande trabalho de equipa, onde se uniram esforços para que todas as adversidades fossem ultrapassadas e solucionadas.
“Criou-se, ali (no projeto) uma união, criou-se ali um esforço enorme, para conseguirmos superar o projeto."
Manuel Queirós
Sérgio Sousa, Project Manager responsável pelo projeto Colégio Júlio Dinis, sublinha, ainda, a parceria com fabricantes de referência no mercado, capazes de apresentar soluções inovadoras para a renovação da infraestrutura de TI, assim como, nos serviços apresentados que foram ao encontro das necessidades da instituição escolar.
“Nós recorremos a fabricantes com uma grande capacidade negocial e tecnológica, que aportam o colégio das melhores soluções para as necessidades que o colégio aporta com os seus alunos."
Sérgio Sousa, Head of Managed Services, Project Manager da ActiveSys
Contudo, apesar de todas as dificuldades sentidas e a falta de uma planta final definitiva do campus, que complicou o dimensionamento da infraestrutura de TI, foi possível ultrapassá-las através da capacidade da equipa e do know-how dos colaboradores.
“Aquilo que eram problemas, e que, habitualmente, demoravam muito tempo a resolver, com a assessoria da ActiveSys nós, rapidamente, conseguimos chegar a uma solução."
Daniel Ribeiro
A renovação tecnológica do Colégio Júlio Dinis, um dos mais antigos da cidade do Porto, acabou por demorar mais tempo do que o estimado, devido a algumas complexidades existentes normais de um grande projeto, mas, no final, resultou num caso de sucesso, que contribuiu para a inovação tecnológica da instituição escolar.
Assista, aqui, ao vídeo completo da fase dois do Case Study do Colégio Júlio Dinis.
Parte 3, em breve.